Artigo publicado: “Association between sociodemographic, dietary, and substance use factors and accelerometer-measured 24-hour movement behaviours in Brazilian adolescents”
Uma nova publicação com os dados do estudo ELEVA acabou de sair neste mês de maio! O artigo intitulado “Association between sociodemographic, dietary, and substance use factors and accelerometer-measured 24-hour movement behaviours in Brazilian adolescents” é proveniente da Tese de doutorado do professor Bruno Gonçalves Galdino da Costa, que foi o responsável pela ideia inicial de todo o ELEVA!
Este estudo teve como objetivo examinar a relação entre fatores sociodemográficos (por exemplo a idade, o sexo), hábitos alimentares e de uso de substâncias (por exemplo cigarro, álcool) com comportamentos de movimento de 24 horas medidos por acelerômetro. Os comportamentos de movimento de 24 horas são o sono, a atividade física e o comportamento sedentário, ambos com extrema importância para a saúde do adolescente. Apesar disso muitos adolescentes dormindo pouco, praticando pouco exercícios e ficando muito tempo sentado. O que torna importante entender os padrões por trás desse perfil negativo a saúde.
Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que as meninas dormem mais, praticam mais atividades físicas de características menos intensas (atividades leves) e permanecem menos em comportamento sedentário do que os meninos. Adolescentes mais velhos aparentaram ser mais sedentários do que os mais novos. Observou-se também que adolescentes com uma alimentação mais saudável praticam mais atividades de características leves, enquanto o consumo de alimentos processados (não tão saudáveis) praticam menos atividades físicas de alta intensidade e permanecem mais tempo em comportamento sedentário.
Aparentemente, aspectos ligados à renda e a estrutura familiar, bem como o uso de substâncias ilícitas na adolescência não apresentaram nenhuma relação com nenhum dos comportamentos das 24 horas.
E esses foram os resultados encontrados neste estudo. O que acharam?