Artigo publicado: “Association between physical activity, screen time activities, diet patterns and daytime sleepiness in a sample of Brazilian adolescents”

/ February 18, 2021/ News

Começamos o ano de 2021 com mais uma nova publicação com os dados provenientes do estudo ELEVA! No mês de fevereiro, foi publicado na revista internacional Sleep Medicine o artigo “Association between physical activity, screen time activities, diet patterns and daytime sleepiness in a sample of Brazilian adolescents”. Este artigo teve como proposta, investigar a associação entre a sonolência diurna relatada pelos adolescentes com alguns comportamentos do dia-a-dia.

Os resultados do estudo mostram que quase metade dos adolescentes experencia sonolência diurna considerada excessiva (47%). Estes valores, apesar de alto mostram-se semelhantes a estudos feitos em diversos outros países, indicando que este não é um problema de caráter nacional. Entretanto, é um quadro preucupante, uma vez que a sonolência excessiva é associada a diferentes problemas a saúde do adolescente, além de diminuir seu rendimento escolar.

De forma geral, observou-se no estudo que a prática de atividade física pode ser um fator protetor para a sonolência diurna. Em contra partida, um consumo elevado de alimentos processados (e.g salsichas, hamburgues, guloseimas) e o tempo excessivo em frente a telas, pode levar a uma maior sonolência diurna.

E esses foram os resultados encontrados neste estudo. O que acharam? Agora vamos tentar trabalhar para diminuir a sonolência diurna e melhorar este perfil encontrado !

Share this Post