Artigo publicado: “Prevalence and sociodemographic factors associated with meeting the 24-hour movement guidelines in a sample of Brazilian adolescents”
Acaba de ser publicado (28/09) um novo artigo com dados provenientes do projeto ELEVA, intitulado “Prevalence and sociodemographic factors associated with meeting the 24-hour movement guidelines in a sample of Brazilian adolescents”. Este artigo investigou a proporção dos adolescentes que atendem as recomendações dos comportamentos relacionados ao movimento (atividade física, sono e comportamento sedentário) em um período de 24 horas. Estes comportamentos foram mensurados com questionários e acelerômetros, possibilitando assim uma comparação dos valores investigados de forma subjetiva e objetiva. Além disso, também foram investigados quais fatores sociodemográficos (como a idade e o status socioeconômico) são relacionados a uma maior chance de atender a estas recomendações.
Os resultados obtidos com as informações do questionário mostram que apenas 25% dos adolescentes atendem as recomendações de atividade física. Em relação ao comportamento sedentário, cerca de 28% atendaram as recomendações. Já em relação as recomendações de sono, a proporção de atendimento é um pouco superior, onde 40% foram classificados como atendendo as recomendações.
Olhando para os dados provenientes dos acelerômetros, os resultados mostram valores de atendimento as recomendações bem inferiores aos apresentados com as informações subjetivas. Apenas 7% dos adolescentes atendem as recomendações de atividade física e 31% as recomendações de duração do sono.
Nossos achados indicam que meninos tem uma maior chance de atenderem as recomendações de atividade física do que as meninas. Entretanto, essa diferença não foi observada para comportamento sedentário e sono. Também verificamos que a idade foi associada a uma maior chance de atendimento as recomendações de comportamento sedentário, ou seja, quanto maios velhos os adolescentes, menos o tempo que eles despendiam neste comportamento.
Esses foram os principais resultados encontrados neste novo estudo. O artigo foi publicado na “Plos One”, uma revista internacional, e está disponível para leitura no link: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0239833. Quaisquer dúvidas e comentários a respeito do conteúdo do estudo, entrem em contato conosco!