Artigo publicado: “Movement behaviors and their association with depressive symptoms in Brazilian adolescents: A cross-sectional study”

/ September 1, 2020/ News

No dia 11 de Agosto, foi publicado o primeiro artigo com dados provenientes do projeto ELEVA. O artigo intitulado “Movement behaviors and their association with depressive symptoms in Brazilian adolescents: A cross-sectional study”, buscou investigar como a prática de atividade física, o comportamento sedentário (incluindo tempo de tela) e o sono se relacionam com sintomas depressivos.

Os resultados mostraram que aproximadamente metade dos adolescentes foi classificado como em alto risco para depressão. Identificamos que os adolescentes que praticam mais atividade física e/ou realizam mais atividades esportivas, tinham uma menor chance de serem classificados como alto risco para depressão.

Também verificamos que aqueles adolescentes que passam muito tempo utilizando redes sociais (mais que duas horas por dia) tinham uma maior chance de serem classificados como alto risco para depressão. 

A duração e a eficiência do sono não se mostraram relacionadas com risco para depressão. Entretanto, observamos que os adolescentes que reportaram sentir uma maior sonolência durante o dia, estavam mais propensos a serem classificados como estando em risco para depressão.

Esses foram os principais resultados encontrados no estudo. O artigo foi publicado no “Journal of Sport and Health Science”, uma revista internacional, e está disponível para leitura no site deles. Quaisquer dúvidas e comentários a respeito do conteúdo do estudo, entrem em contato conosco!



Share this Post