Acelerômetro

 
Para estimar o tempo despendido em diferentes comportamentos de movimento, como atividade física, comportamento estacionário e sono, os alunos utilizaram acelerômetros da marca Actigraph (Actigraph Corporation, Pensacola, Florida, USA), modelos GT3x+ e wGT3x+.
CentrePoint-Insight

Protocolo de utilização

Os adolescentes usaram o aparelho no punho não-dominante por 7 dias consecutivos. Eles receberam instruções para usar o acelerômetro por 24 horas (incluindo acordar e dormir), exceto nas atividades em que os monitores seriam submersos na água (por exemplo, surfar, nadar, mas não tomar banho ou lavar a louça).

PVS punho
Fonte de imagem: Autoria própria
pexels-photo-2764670
Fonte de imagem: www.pexels.com

Comportamento Estacionário

Para classificar o tempo em que o adolescente permaneceu em comportamento estacionário, foi utilizado o ponto de corte de Hildebrand e colaboradores, que classificam como sedentárias aquelas atividades com aceleração abaixo de 35.6 mg.

Atividade Física

A atividade física foi classificada em Atividades Leves e Atividades Moderadas à Vigorosas, utilizando-se também dos pontos de cortes proposto por Hildebrand e colaboradores. Foram consideradas atividades leves, aquelas cujo aceleração fora entre 35.6mg e 201.4mg, enquanto para atividade moderada à vigorosa considerou-se aceleração superior à 201.4mg. 

pexels-photo-2526878
Fonte de imagem: www.pexels.com
adult_asleep_bed_bedroom_blanket_dream_girl_person-1558905
Fonte de imagem: www.pxhere.com

Sono

A partir do uso dos acelerômetros, foi possível estimar diferentes variáveis relacionadas ao sono, como duração, eficiência e latência. Para isso, utilizamos do algoritmo Heuristic, olhando para a Mudança de distribuição no Angulo-Z apresentado por Van Hees (2018). Através desse algoritmo é identificado o maior período de inatividade dentro de 24 horas, com o menor número de interrupções, classificando como período de sono.