Um artigo científico com dados do ELEVA foi publicado em maio de 2023! O artigo intitulado “Association of sleep timing and sleep variability with health-related outcomes in a sample of Brazilian adolescentes” (Associação da duração e variabilidade do sono com resultados relacionados com a saúde numa amostra de adolescentes brasileiros) foi publicado na Behavioral Sleep Medicine.
O estudo tem como objetivo examinar as relações entre o tempo de sono e a variabilidade do sono com sintomas depressivos, qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS), sonolência diurna e índice de massa corporal (IMC) em adolescentes.
Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que foram observados valores mais elevados de sonolência diurna nos adolescentes do grupo de timing tardio-precoce e tardio-tardio durante a semana. A maior variabilidade do ponto médio do sono e do despertar nos dias de semana esteve relacionada com maior sonolência diurna. Os adolescentes dos grupos tarde-tarde e cedo-tarde apresentaram maior sonolência diurna. O aumento de todas as variáveis de variabilidade do sono esteve relacionado com maior sonolência diurna. Os adolescentes do subgrupo tardio-precoce apresentaram escores mais elevados de sintomas depressivos e com o aumento da variabilidade do sono. Os participantes com maior variabilidade do início do sono e variabilidade do ponto médio do sono relataram menor QVRS.
E esses foram os resultados encontrados neste estudo. O que acharam?